terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Resposta ao curso de Design Patterns (Caelum)



Eu acho que existe um elo entre o tempo e o bom código. Geralmente eles são inversamente proporcionais. Geralmente os projetos começam atrasados e com problemas, como descreve o artigo "How Large Are Software Cost Overruns?
A Review of the 1994 CHAOS Report" de Magne Jørgensen e Kjetil Moløkken onde é dito: 52,7% dos projetos superarão suas estimativas de custos iniciais em 189% . De certa forma pesquisadores tem notado o crescimento da complexidade dos problemas, assim aumentado o custo dos projetos.
Em projetos bem estimados, onde é possível ter as métricas de desenvolvimento da equipe sim é possível utilizar os conceitos OO. Pois é possível mesclar entre os níveis dos desenvolvedores assim aumentando o entendimento da equipe. Mas de outra forma resultaria em um problema ainda maior aplicar estas técnicas. Pois para o cliente é pouco notável os erros de desenvolvimento pois hoje temos servidores de aplicações com quantidades inesgotáveis de memória.
De uma forma geral gosto muito de pensar em um código limpo, bonito "cheiroso - Code smell"   (Martin Folwer). Acho que aumenta legibilidade do código e facilita a manutenção.

Abcs
Rafael Murata

http://www.umsl.edu/~sauterv/7892/Standish/standish-IST.pdf
https://en.wikipedia.org/wiki/Code_smell

Nenhum comentário:

Postar um comentário