terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Conceito de I.A – Inteligência artificial



Conceito de I.A – Inteligência artificial 

Uma definição de I.A “Inteligência articial é o estudo de sistemas programados que são capazes de simular, até certo ponto, atividades humanas, tais como percepção, pensamento, aprendizado e atuação” . Podemos dizer que se iniciou a 2.400 anos quando o grego Aristoteles inventou o raciocínio lógico. Mas quem desenvolveu a principal ideia da maquina pensante foi Alan Turing, que propôs o teste com o seu nome. Mas o termo “Inteligência artificial” foi desenvolvido por Jonh McCarthly em 1956.
É o estudo de sistemas programados, que podem ate certo ponto simular, atividades humanas como percepção, aprendizado e atuação. Uma das vantagens da IA é criar sistemas especialistas para desempenhar tarefas normalmente humanas. Outro objetivo da IA é criar uma maquina que se comporte como um humano, para este envolve o processamento de imagens lidando com a percepção de objetos.A segunda parte deste objetivo é o processamento da linguagem analisando e interpretando uma linguagem natural. 
Uma das soluções para os problemas de busca são as duas categorias. A de força bruta e a heurística.

As principais linguagens da IA

Lisp – Inventada por Jonh McCarthy em 1958 ao qual a linguagem manipula listas onde é capaz de modificar a si mesmo e aprender  com seu ambiente e aperfeiçoar o seu comportamento.
Prolog – É capaz de criar uma base de dados de fatos e uma base de conhecimento de regras. Capaz de responder com base no seu conhecimento lógico. No entanto não é uma linguagem muito eficiente.

Base de conhecimento

É a base de um sistema baseado em regras, um banco de dados onde contem regras pré estabelecidas onde podem ser utilizados para chegar a uma conclusão. Data mining (minerador de dados ) é um exemplo. Utilizando regras é possível se estabelecer perfis sejam de vendas ou de clientes dependendo do objetivo.

Base de dados de fato

É um banco de dados de fatos contem um conjunto de condições que são utilizados pelas base de conhecimento.

Interpretador

É um processador ou um controlador que é capaz de interpretar regras e fatos sendo de dois tipos, encadeamento progressivo e encadeamento regressivo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário